198

    Ricky Martin

    Enrique Martín Morales, mais conhecido como Ricky Martín, nasceu na véspera de Natal, 24 de dezembro de 1971, em San Juan – Porto Rico. Desde de pequeno, KIKI já era fascinado pelo mundo artístico.

    Em 1984 ele ingressa ao grupo Menudo e fica por cinco anos ininterruptos de trabalho com turnês, gravações e ensaios com o grupo.

    Ao deixar o grupo Menudo em 1989 Ricky decidiu ir para Nova York para estudar e refletir sobre o seu futuro. Após seis meses ele seguiu para o México para retornar ao seu trabalho de cantor e ator.

    Em 1990, ele atuou na peça teatral “Zapatillas Rojas” e depois em “Mamá ama el Rock“. Por sua atuação, Ricky ganhou o prêmio de Melhor Ator pela revista mexicana Eres. Já na televisão participou da novela “Alcanzar una Estrella II“, de grande repercussão a ponto de ganhar um “Heraldo“, equivalente ao Oscar, pelo seu desempenho. E, também participou da gravação do álbum “Muñecos de Papel“, que tem as canções da novela.

    E foi no México que Ricky gravou os dois primeiros álbuns solo, “Ricky Martín” e “Me Amarás“, lançados em 1992 e 1993, respectivamente. Com o lançamento do segundo álbum, escrito e produzido pelo maestro Juan Carlos Calderón, Ricky realiza sua primeira turnê de mais 100 apresentações em 60 cidades de 20 países.

    Em outubro de 1995, Ricky lança o seu terceiro álbum em espanhol, A Médio Vivir, produzido por Robi Rosa e KC Porter. A música “Maria” abre as portas para o sucesso em vários paises. No Brasil esta música foi tema da novela “Salsa e Merengue” permitindo assim o seu sucesso por aqui. Em seis meses foram vendidos mais de seiscentas mil copias, recebendo este o certificado de ouro da RIAA – em 27 de outubro de 1997. Com este trabalho começa uma turnê de dois anos por mais de 300 cidades em 50 países.

    O álbum seguinte, Vuelve, repete o êxito de A Médio Vivir. Inclui a música oficial da Copa da França 98, “La Copa de La Vida”, que alcançou o primeiro lugar nas paradas de 25 países. Também rompe recordes como o disco em espanhol mais vendido com mais de seis milhões de cópias mundiais. Neste disco há o tema em espanhol do filme Hércules dos estúdios Disney, “No importa la distancia”, na qual Ricky interpreta a voz do herói.

    O seu primeiro álbum em inglês, Ricky Martin, lançado em Maio de 1999, marca sua consolidação como uma figura indiscutível dentro da música latina. Este disco foi produzido por Emilio Estefan e Desmond Child. Na primeira semana estabelece recordes de venda.

    O segundo álbum inglês, lançado em outubro 2000, é quase uma continuação do seu último álbum. “Sound Loaded” é uma mistura de baladas e ritmos.

    Em 2001, Ricky lança dois CDs, La Historia e The Best Of Ricky Martin com a regravação dos seus melhores sucessos em espanhol e inglês. Também é lançado o DVD La historia com vários vídeos clipes do artista.

    Depois de dois anos de silêncio musical, Ricky Martin retorna ao mercado discográfico com o álbum em espanhol “Almas del Silencio“. Este CD marca o retorno de Ricky a música em espanhol depois de cinco anos sem gravar nesse idioma.

    Em Outubro de 2004 é lançado o CD “LIFE“, que é a primeira produção em inglês desde o CD Sound Loaded (2000). Segundo Ricky, “Life” é um disco universal que vai do rock aos sons orientais.

    Em 2006, ele percebe que aquele era o momento ideal para deixar os palcos monumentais e, de um simples palco, gravar seu primeiro concerto acústico para MTV. Assim, nasce “Ricky Martin MTV Unplugged“.

    O CD e DVD “MTV Unplugged”, gravado em Miami, veio acompanhado de mais uma turnê mundial “Blanco Y Negro/Black and White” e que deu nome ao seu próximo CD, com o repertório de músicas apresentados no show.

    E para celebrar seus dezessete anos de carreira é lançado o CD ‘17‘ que inclui o mesmo número de canções que recorrem sua historia. Além do disco está disponível uma edição limitada em DVD que inclui dezessete vídeos e dois curta metragem inéditos gravados durante os lançamentos de seus dois últimos discos: ‘Almas del Silencio’ (2003) e ‘Life’ (2005), além de fotografias de sua carreira.

    No dia 29 de março de 2010 Ricky Martin assumi sua homossexualidade através de seu site oficial. Um texto publicado, em inglês e espanhol, no site oficial e divulgado através do Twitter, ele disse que se sente orgulhoso em ser gay. “Eu me sinto muito abençoado por ser quem eu sou”.

    E após um longo tempo de espera, finalmente o livro do artista Ricky Martin é lançado, em 02 de novembro de 2010, com o título de “Yo” (“Me” em inglês, “Eu” em português) que sugere sua autobiografia.

    Depois de 6 anos sem gravar um disco de estúdio e colhendo os resultados de seus últimos trabalhos (MTV Unplugged e Ricky Martin Live: Black & White Tour), Ricky Martin lança o álbum Música+Alma+Sexo (MAS). Cantado em inglês e espanhol, o disco conta também com a participação da cantora Claudia Leite na música samba.

    E em 2012, Ricky Martin retorna a uma de suas paixões, o teatro, onde fez parte do musical “Evita” apresentado na Broadway.

    Ricky Martin continua compartilhando com seus seguidores os detalhes de sua vida e carreira através do sua rede social.

    Login